segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Muito Importante


21 sugestões para fazer dieta sem sofrimento

Veja como perder peso sem perder a esportiva

Por Rachel Campello
garota comendo salada

Dieta da lua, da sopa, do abacaxi... tem gente que faz qualquer loucura para queimar uns quilinhos. Mas, a “recompensa” das dietas radicais é o inevitável efeito sanfona – o peso vai e volta em dobro. Sem falar do mal que cardápios restritivos, esquálidos, na base de um alimento só podem fazer para a saúde física e psicológica. Ou seja, quando você transgride as regras básicas da boa alimentação para tentar emagrecer ultra-rápido, o corpo e a mente reclamam, emitindo sinais de alerta para chamar sua atenção. Três feras da nutrição decifram esses sinais e mostram onde está o erro. Ouça os bons conselhos desse trio: Tânia Rodrigues, da RGNutri Consultoria Nutricional, Mônica Beyruti, da Clínica Alfredo Halpern, e Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida, em São Paulo

Sugestões de 1 a 10


1. Fico mal-humorada e irritada

> Causa: você deve estar comendo pouquíssimo carboidrato, que funciona como matéria-prima para a fabricação de serotonina, o neurotransmissor que controla o humor. Além disso, estudos mostraram que cortar radicalmente pães, massas e arroz, como sugere a dieta do dr. Atkins, provoca enjôo e cansaço, o que deixa qualquer uma aborrecida.

> Solução: para emagrecer sem perder o bom humor, inclua carboidrato em todas as refeições. O ideal é que represente entre 45 e 50% das calorias e, de preferência, que venha das massas e cereais integrais, frutas in natura ou secas, verduras e legumes.

2. Sinto muita dor de cabeça


> Causa:
 quem se alimenta mal ou faz intervalos muito longos entre as refeições passa por episódios de hipoglicemia (queda nas taxas de açúcar), o que pode causar dor de cabeça.

> Solução:
 em vez de só tomar café da manhã, almoçar e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições, comendo a cada três horas para manter o nível adequado de açúcar no sangue.

3. Já no terceiro dia de dieta, estou exausta

> Causa:
 falta ferro no cardápio. Sem ele o oxigênio não chega como deveria nas células. Daí, bate sonolência e cansaço.

> Solução: espante a moleza comendo alimentos com ferro. Carne vermelha, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre) e feijão carregam esse mineral, que é melhor absorvido quando consumido junto com itens ricos em vitamina C (laranja, limão).

4. Não consigo me concentrar

> Causa:
 pode ser carência de vitaminas do complexo B. Reguladoras do funcionamento do sistema nervoso central, elas são essenciais para manter a memória, a concentração e o raciocínio despertos.

> Solução: comer mais alimentos que contenham vitaminas dessa família. É fácil, já que estão presentes nos grãos integrais (arroz, trigo e aveia) e na carne vermelha.

5. É só parar a dieta e engordo rapidamente

> Causa: você emagrece e volta a comer como antes.

> Solução: 
seu corpo precisa de 18 meses, no mínimo, para registrar o novo peso e parar de tentar resgatar os quilos perdidos. Afinal, ele não entende de estética e sim de reservas. Durante esse período – e mesmo depois –, continue praticando os novos hábitos para consolidar o processo de reeducação alimentar. Só assim vai evitar o efeito sanfona e estabelecer a sonhada paz com a balança.

6. Sem chocolate a vida fica sem graça


> Causa: a deficiência de magnésio pode interferir nos níveis do neurotransmissor dopamina e, assim, alterar o humor. E, como o chocolate é fonte desse mineral, você fica desanimada sem ele. Além disso, a guloseima tem cafeína e teobromina – uma dupla que também funciona como uma injeção de ânimo.

> Solução: o chocolate pode continuar na sua vida em pequenas porções. Um bombom por dia mata a vontade e traz a doce sensação de conforto e disposição. Depois, reforce o magnésio comendo cereais integrais e tofu (queijo de soja).

7. Fico deprimida

> Causa: uma dieta com menos de mil calorias, por mais de cinco dias, causa mal-estar geral, fraqueza e até depressão. Por quê? É difícil consumir todos os nutrientes que você precisa, inclusive aqueles responsáveis pelo bom humor, dentro desse valor calórico. A expectativa por resultados rápidos também detona o estado emocional.

> Solução:
 para perder peso sem perder saúde e disposição é preciso adequar a alimentação e o número de calorias às necessidades do seu corpo. Ser radical nessa hora sempre será prejudicial.

8. Só faço dieta se tomar remédio


> Causa: existe um fator psicológico que leva as pessoas a acreditar que só emagrecem com medicação. Há ainda a idéia de que é preciso passar fome para perder peso. E os inibidores de apetite entram em cena para amansar o estômago vazio.

> Solução: não importa quantos quilos você precisa perder – a dieta não pode ter menos de 1200 calorias diárias. E o uso de remédios só deve ser feito após uma avaliação médica.

9. Meu rendimento na academia cai

> Causa: 
você está comendo menos do que precisa – falta energia para fazer os exercícios e, depois, ajudar na recuperação dos músculos. Beber pouca água também acelera o cansaço e prejudica os resultados.

> Solução: pequenos lanches devem ser feitos antes e após a atividade física. E mais: se você se exercita por mais de uma hora, coma uma fruta (fonte rápida de energia) no meio do treino. Quanto à água, beba pelo menos 2 litros por dia.

10. Passo o dia pensando em comida

> Causa: 
pensar mais vezes em comida é um efeito comum para quem está de dieta. Mas pode se tornar idéia fixa quando o cardápio é monótono.

> Solução: varie ao máximo as refeições. Existem inúmeras opções de frutas, verduras, legumes, grãos e laticínios bem-vindos numa dieta. Outra dica é fazer uma refeição por semana sem censura, com tudo que você gosta, vigiando apenas a quantidade.


11. Meus cabelos perdem o brilho

> Causa:
 comer poucos alimentos ricos em vitamina A ou reduzir drasticamente a gordura.

> Solução: lipossolúvel, essa vitamina precisa da gordura para ser absorvida pelo corpo. Mas nada de apelar para a batata frita. Usar um pouco de azeite de oliva na comida é suficiente. Além disso, aumente as porções de frutas e legumes fonte de vitamina A, como cenoura e laranja.

12. Fico com mau hálito

> Causa:
 você passa muitas horas sem comer. Resultado: o organismo entra em cetose e o hálito fica ruim. Isso acontece porque na falta de glicose (vinda especialmente de massa, fruta e cereais), o fígado usa a gordura estocada. Esse processo libera corpos cetônicos, substâncias produzidas pela degradação de gorduras. Voláteis, elas entram em contato com o ar e dão mau hálito.

> Solução: consumir sucos ou frutas entre as refeições evita que você fique longos períodos sem comer.

13. Emagreço, mas fico flácida

> Causa: comer proteína e carboidrato de menos faz o corpo usar a massa muscular como fonte de energia. E, aí, a flacidez é inevitável.

> Solução: para emagrecer sem perder músculos, combine esses dois nutrientes em todas as refeições. E, ainda, faça exercício com carga (musculação, ginástica localizada) regularmente – só assim você estimula e fortalece a musculatura.

14. Minha digestão está mais lenta

> Causa: você deve estar bebendo muito refrigerante ou suco durante as refeições para driblar a fome, e isso prejudica o processo digestivo.

> Solução: o líquido não está proibido no almoço e jantar, mas precisa ser ingerido com moderação (um copo, no máximo) e em pequenos goles.

15. Meu intestino fica preguiçoso

> Causa: falta fibra no prato ou, então, está consumindo um volume muito pequeno de comida.

> Solução: as fibras são essenciais para o funcionamento do intestino, mas não agem sozinhas – exercício e água também são importantes. E observe se o volume de comida no prato está sendo suficiente para seu organismo formar o bolo fecal.

16. Estou toda hora com fome


> Causa: excesso de carboidrato refinado (pães e massas feitos com farinha branca) e quase nada de proteína magra (aves e peixes).

> Solução:
 caprichar na proteína magra reduz a absorção e a velocidade com que o carboidrato vira glicose. Isso evita quedas bruscas de açúcar no sangue e fome freqüente.

17. A TPM piora muito

> Causa: carência de magnésio, que atua no humor. A falta de ômega 3, que tem um superpoder antiinflamatório, também agrava os sintomas que surgem nessa fase.

> Solução: coma mais alimentos que tenham magnésio, como castanha- do-pará e amêndoa. Mas vá devagar, pois elas engordam. Semente de linhaça e peixes (atum, sardinha, salmão) têm ômega 3 e, por isso, também devem estar na sua dieta.

18. Os resultados são muito lentos 


> Causa: as calorias ou as porções devem estar sendo mal calculadas. Uma salada, por exemplo, fica muito calórica com molhos gordurosos.

> Solução: faça um diário allimentar, procurando identificar onde estão os erros. E mais: tenha paciência. Perder peso gradualmente aumenta sua chance de sucesso.

19. A dieta me deixa enjoada

> Causa: um cardápio rico em gordura, como nas dietas à base de proteína (carnes e frios têm gordura embutida), pode causar náuseas, pois esse nutriente exige demais do fígado e da vesícula na hora da digestão.

> Solução: 
reduzir a quantidade de gordura e dar mais espaço no prato para opções mais leves como frutas, sopas, legumes e saladas.

20. Tenho dor de estômago

> Causa: 
se você fica muitas horas sem comer, o estômago reclama mesmo.

> Solução:
 faça seis pequenas refeições por dia. E evite exagerar no café na tentativa de enganar a fome – a cafeína da bebida irrita o estômago.

21. Ataco a geladeira no meio da noite 

> Causa:
 com medo de engordar, muita gente come pouquíssimo no jantar ou corta todo carboidrato do prato.

> Solução:
 distribuir as calorias diárias em várias refeições sem ultrapassar a cota permitida. Nessa divisão, reserve cerca de 100 calorias para um último lanche – um iogurte ou uma fruta – antes de dormir.

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...