sexta-feira, 29 de julho de 2011

Importante saber-mos


Adultos e crianças podem e devem mudar de hábitos alimentares

Bem Estar desta quinta (28) trouxe dicas de alimentação mais saudável.
Pediatra Ana Escobar e nutricionista Rosana Raele foram as convidadas.

Do G1, em São Paulo
Crianças “chatas” para comer são relativamente comuns, mas esse problema também atinge os adultos. E é possível mudar de hábitos alimentares mesmo depois de grande: basta ter força de vontade e querer levar uma vida mais saudável.
Para dar dicas à família toda sobre como comer bem, o Bem Estar desta quinta-feira (28) recebeu a pediatra Ana Escobare a nutricionista Rosana Raele. Elas ensinaram como fazer compras no supermercado levando em conta mais do que um produto ser gostoso ou barato.
Paladar novo (Foto: Arte/G1)
O programa também preparou um desafio para a recepcionista Tatiana Cristina da Cruz e os irmãos Guilherme, de 10 anos, e Gyovani Monteiro, de 6. Eles tiveram um minuto exato para simular compras no supermercado. As especialistas foram as juradas, que deram notas para cada participante.
Em uma aula de culinária com a culinarista Patrícia Feldman, em São Paulo, a repórter Marina Araújo acompanhou Guilherme e Gyovani, junto com crianças de outras três famílias.
Receita do bolo de carne
Ingredientes:
1 kg de carne moída
200 g de fígado moído (ou outra carne de órgão, mas é opcional)
1 cebola média, picada fininha
1 cenoura em cubinhos pequenos
1 talo de alho poró ou salsão picado fininho
4 colheres de sopa de manteiga
1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em flocos (opcional, mas aconselho usar, já que nessa quantidade não fica muito forte e dá um sabor especial)
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher de chá de sal bruto
1,5 xícara de flocos finos de aveia
1 xícara de creme de leite fresco ou iogurte natural integral
1 ovo caipira
4 colheres de sopa de catchup caseiro
Modo de preparo:
Refogue as cebolas, o alho poró e a cenoura na manteiga até que tudo fique macio. Enquanto isso, misture os flocos de aveia ao creme de leite (ou iogurte) e reserve.
Junte a pimenta vermelha, o tomilho, a pimenta-do-reino e o sal, e mexa bem.
Separe um recipiente de vidro com cerca de 20 x 35 cm (retangular, nem muito grande, nem muito pequeno).
Com as mãos (nessa hora, aproveite também as mãozinhas das crianças de férias), misture bem a carne, o refogado, os flocos de aveia com creme de leite (ou iogurte), e o ovo.
Forme um bolo (na forma de pão) e coloque no recipiente de vidro. Pincele a superfície do bolo com o catchup caseiro.
Junte pouco menos de uma xícara de água filtrada no recipiente e leve para assar em fogo baixo (180 graus) por cerca de 1 hora e meia. Aumente um pouco o forno nos últimos 15 minutos.
Sirva com catchup caseiro e/ou conserva de repolho ou pepinos. Na receita, servi com catchup e brócolis no vapor. Ficou perfeito! Mas você também pode pôr tomate, espinafre, vagem, couve-flor, couve, escarola ou repolho.
Rendimento:
Dois bolos grandes, ou 10 porções.
Veja outras receitas saborosas no site da culinarista Patrícia Feldman.
Pesquisa de Orçamentos Familiares
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta a Pesquisa de Orçamentos Familiares, com entrevistas feitas em todo o Brasil entre 2008 e 2009. Um dos itens avaliados foi a alimentação dos brasileiros: mais de 13 mil domicílios responderam a essa parte do estudo, que traçou um perfil das refeições no país.
Em gramas, o feijão apareceu em primeiro lugar no consumo diário, seguido do arroz e da carne bovina – que tem um consumo bem perto do recomendado pelo Ministério da Saúde (60 gramas por dia). Entre as bebidas, o café lidera a preferência: 215 gramas por dia, contra 145 gramas dos sucos.
E quais as principais diferenças entre homens e mulheres? Eles relataram uma ingestão menor de verduras, saladas, frutas e doces. O consumo de cerveja e bebidas destiladas entre o sexo masculino é de aproximadamente cinco vezes maior que entre as mulheres.
Os adolescentes comem quatro vezes mais biscoitos recheados que os adultos, e duas vezes mais sanduíches do que os idosos. Também ingerem menos feijão, saladas e verduras que os mais velhos.
 

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...