sábado, 27 de agosto de 2011



uvas
Alimentos de coloração arroxeada, como uvas, ameixas e açai, são ricos em antocianinas, flavonóides com ação anticancerígina, antienvelhecimento e que inibem a formação de coágulos no sangue. Cada fruta oferece ainda nutrientes em diferentes quantidades.
PROTEÇÃO NOS CACHOS
A composição da uva se modifica conforme a variedade. A principal diferença é a coloração: o que muda é o teor de antocianinas, presentes em grande quantidade na casca de uvas roxas. Por isso, o ideal na hora do consumo é não dispensar as cascas repletas de nutrientes.
Além da antocianina, as uvas de tons roxos possuem um dos mais poderosos antioxidantes: o resveratrol. A substância controla as taxas de colesterol e protege o coração contra danos causados pelo envelhecimento.
MAIS ENERGIA
Famoso por fornecer muita energia, o açaí, é uma fruta típica do Brasil, produzida na região amazônica. É rico em proteínas, fibras e lipídeos. Possui vitaminas C, B1 e B2, boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
No mercado, é mais comum encontrar a polpa congelada da fruta, já que fermenta rapidamente. O açaí foi escolhido por aqueles que praticam exercícios físicos devido à combinação de nutrientes: é rico em carboidratos, fonte primária de energia para o corpo, e fornece proteínas, que não podem faltar para a formação e manutenção da massa muscular.
Por conter boa qualidade de gorduras, deve ser consumido com moderação por quem se preocupa com o peso. Porém, uma boa notícia: a maior parte delas é do tipo poliinsaturada, que controla as taxas de colesterol. Essas gorduras, aliadas às antocianinas presentes em peso no açaí, melhoram a circulação sanguínea, prevenindo problemas cardíacos.
Rica em fibras, a ameixa já se tornou um popular remédio contra a prisão de ventre. As fibras, em especial as insolúveis, tornam o bolo fecal mais macio e com maior volume, ajudando no funcionamento normal do intestino.
A propriedade laxante da fruta também se deve a um tipo de açúcar chamado sorbitol, que estimula as funções digestivas. Porém, produtos dietéticos que contenham essa substância devem ser consumidos com moderação, pois o sorbitol em excesso pode causar diarréia.
APROVEITAR ATÉ A CASCA
Há quem não deixe de lado o hábito de consumir jabuticaba direto do pé, em vez de comprá-las no mercado. E fazem muito bem, como a fruta é rica em açúcar e pode fermentar rapidamente, o melhor mesmo é consumi-las recém-colhida. A polpa oferece fósforo, ferro e vitamina C e do complexo B.
Por outro lado, existe também o hábito de consumir somente a polpa e descartar a casca. O que muitos não sabem é que estão jogando fora uma boa dose de substâncias que fazem a diferença na saúde.
A casca contém antocianina que pertence à classe dos flavonóides e combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento celular. Também está presente na casca uma forma solúvel de fibra, a pectina, que retém água, glicose, colesterol e gorduras em geral quando chega ao intestino.
Dessa forma, pode controlar diabetes, dislipidemia (aumento das taxas de gordura no sangue) e até obesidade.
Para aproveitar todos os benefícios, é possível utilizar a casca da jabuticaba em sucos naturais. Basta usar a criatividade, batendo no liquidificador com abacaxi, limão, maçã, etc.
Recomenda-se UVAS: 1 cacho pequeno por dia ou 1 copo (250 ml) de suco concentrado, sem açúcar; AÇAÍ: 1 copo (250 ml) de suco ou 1 tigela pequena da polpa, em dias alternados da semana; AMEIXA: 2 a 3 unidades ao dia, 3 vezes por semana; MIRTILO: ½ xícara (chá) em dias alternados da semana; JABUTICABA: 1 copo (250 ml) de suco ou 1 xícara (chá) da fruta fresca por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...