segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Essa dica é muito boa


|
Nutrição

Como montar uma lancheira saudável e gostosa

Se comerem bem no recreio, os pequenos têm tudo para melhorar seu desempenho na escola e, de quebra, adquirem hábitos saudáveis que podem levar para a vida toda

Como montar uma lancheira saudável e gostosa
  

Por Marcia Melsohn


Fazer o lanche que os filhos vão levar para a escola é tarefa mais importante do que muita gente imagina. Essa minirrefeição vai garantir a energia necessária para um bom aproveitamento das aulas, melhorando a concentração e a memória das crianças. E saber escolher os alimentos ideais para a hora do recreio é o primeiro passo para controlar o peso dos pequenos e mantê-los o mais distante possível da obesidade. Sempre é bom lembrar que no Brasil um em cada três brasileirinhos entre 5 e 9 anos de idade está acima do peso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Mas um dos principais benefícios de uma lancheira bem abastecida só será percebido e valorizado lá na frente, quando os garotos e garotas já estiverem crescidos. Eles terão desenvolvidos hábitos alimentares saudáveis, que levarão para o resto da vida. "Para não errar, vale sempre seguir um princípio básico: o lanche precisa ser variado e equilibrado para fornecer as calorias e os nutrientes necessários para o bem-estar das crianças", diz a nutricionista Juliana de Almeida Queiróz Parra, especialista em educação nutricional de escolares e proprietária da Nutrir Kids, na capital paulista. Segundo ela, o ideal é que a merenda contenha uma porção de carboidratos, para fornecer energia; uma de lácteos, que tem proteínas; uma fruta ou legume, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais; e uma bebida, para hidratação. Com esse mix, além de garantir um desenvolvimento mais saudável, o lanche ainda vai fortalecer as defesas dos pequenos.

Sabendo disso, preste atenção em algumas dicas da nutricionista:
- cuidado com lanches que precisam de refrigeração; geleias e alguns queijos processados são boas opções para passar no pão, porque não precisam ficar em recipientes refrigerados.
- sempre coloque uma garrafinha de água na lancheira.
- não ponha pacotes inteiros de biscoitos e sim de 4 a 5 unidades, sem recheio.
- negocie com os filhos um lanche não tão nutritivo apenas uma vez por semana -- nada é proibido, procure apenas evitar exageros.
- faça a criança participar da compra e da preparação, sempre explicando o motivo de escolher determinado alimento e porque ele faz bem.
- caso tenha cantina na escola e o menino ou a menina não levem nada de casa, o melhor jeito é orientá-los a optar pelos assados (e não os fritos) e sucos naturais.
- Não deixe o pequeno sair de casa sem o café da manhã. Longos períodos de jejum reduzem o ritmo do metabolismo e comprometem inclusive o aproveitamento na escola.
- Os pais devem dar o exemplo de alimentação saudável no dia a dia. Pregar saúde à mesa e não por esse conceito em prática põe tudo a perder.

Uma semana de lanches saudáveis
Segunda-feira: pão de cenoura com requeijão, suco de uva e laranja

Terça-feira: 5 biscoitos de aveia, suco de maracujá e queijo processado

Quarta-feira: pão de leite com geléia de uva, suco de manga e 1 pêra

Quinta-feira: 5 biscoitos integrais, uma caixinha de água de coco e 1 banana

Sexta-feira: 1 fatia de bolo de laranja, suco de melão e 1 mexerica

Um comentário:

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...