terça-feira, 16 de agosto de 2011


15/08/2011 10h29 - Atualizado em 15/08/2011 19h02

Posição do corpo, hormônios e alimentação influenciam inchaço

Bem Estar desta segunda (15) explicou por que o corpo retém líquido.
Consultor Alfredo Halpern e ginecologista Nilson de Melo foram convidados.

Do G1, em São Paulo
Algumas pessoas acordam inchadas, outras têm esse problema quando comem muito sal ou ficam longos períodos na mesma posição. No caso das mulheres, reter líquido é comum na fase pré-menstrual e durante a gravidez, por causa das alterações hormonais. Isso pode significar um “ganho” de dois a três quilos na balança.
Para explicar como funciona o sistema linfático e comentar a importância da dieta na prevenção do inchaço, o Bem Estar desta segunda-feira (15) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e do ginecologista Nilson Roberto de Melo.
Inchaço (Foto: Arte/G1)
Drenagem linfática pode estimular o corpo e remover o excesso de líquido. A compressão ajuda a eliminar os fluidos que estão sob os tecidos. Meias de compressão também podem colaborar para fazer mais xixi, da mesma forma que usar um banquinho de elevação nas pernas contribui para amenizar o inchaço. Mas o melhor remédio mesmo é tomar bastante água, o que facilita a filtragem do rim e estimula a circulação.
Influências hormonais
O hormônio feminino progesterona é um importante retentor de líquidos. Como há picos antes da menstruação, ele fica presente ao longo de toda a gravidez, para manter o bebê. Por isso, há o inchaço, especialmente em mulheres mais suscetíveis.
Outros hormônios, quando produzidos em excesso, contribuem para a retenção de líquidos, como o cortisol, a renina, a aldosterona e o antidiurético. Medicamentos como a cortisona também podem causar inchaço.
Sistema linfático
Ao contrário do sanguíneo, o sistema linfático começa na ponta dos dedos e vai subindo pelo corpo. Enquanto o sangue leva nutrientes para as células, o plasma sai dos vasos capilares, faz as trocas metabólicas das células e volta para o sangue.
Quando ele não volta, entra em ação o linfático, que tem a função de reabsorver o excesso de líquido. Conforme a linfa (líquido incolor e sem glóbulos vermelhos) vai subindo pelos capilares linfáticos, há regiões ganglionares para filtrar ou algum organismo estranho para encontrar. Desemboca em vasos mais grossos, e os troncos linfáticos encaminham essa linfa para cair de novo no sangue.
O sistema linfático não tem uma bomba, como o coração e as panturrilhas. Usa a compressão de músculos e tem uma anatomia do capilar diferente (a do sanguíneo é lisa). O capilar linfático apresenta válvulas que vão se fechando para o líquido não retornar. O inchaço ocorre quando nem o sistema linfático nem o venoso consegue absorver o excesso de líquido.
Apesar de não haver comprovação científica, o suco de melancia é um bom diurético natural, diz a sabedoria popular.
Pensando Leve
Desde maio, a manicure Alexandra SIlvério já perdeu 24 quilos. As calças no guarda-roupa começam a ficar largas.
Quando vai ao supermercado, passa longe dos corredores perigosos e das guloseimas. O salame, que costumava ser a perdição de Alexandra, também não sai mais da prateleira.
Ela já incentiva as amigas mais gordinhas a frequentarem a academia e seguir o exemplo. Alexandra faz musculação para queimar calorias e pilates para ganhar agilidade. No futuro, pensa em fazer dança de salão, e não sente mais tanta falta de ar.

Um comentário:

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...