sexta-feira, 15 de julho de 2011

BEM ESTAR


Fazer dietas quando se está em forma é sinal de distúrbio alimentar

Bem Estar desta quarta (13) teve o endocrinologista Alfredo Halpern.
Psiquiatra Alexandre Azevedo também esteve no estúdio.

Do G1, em São Paulo
Ficar em forma é importante, mas toda dieta tem limites. Muitas vezes, uma pessoa que está em forma se olha no espelho e se vê gorda. Como consequência, cria uma relação doentia com os alimentos e começa a fazer dietas que não fazem sentido.
Isso acontece quando a pessoa tem algum distúrbio alimentar como a anorexia ou a bulimia. Há também transtornos que fazem comer compulsivamente, o que naturalmente leva ao ganho de peso.
O Bem Estar desta quarta-feira falou sobre a relação que as pessoas – principalmente mulheres – têm com a alimentação e como saber se ela é saudável. Os convidados do programa foram o endocrinologista Alfredo Halpern, que é nosso consultor, e o psiquiatra Alexandre Azevedo.
Arte transtornos alimentares (Foto: arte / G1)
Uma pesquisa do Ibope mostra que 80% das brasileiras está preocupada com a forma física, embora 65% delas admitam que quebrariam a dieta de vez em quando pelo prazer de comer de consumir um alimento saboroso.
Apesar da predisposição genética, existe uma carga cultural que direciona as mulheres a desejarem um modelo de visual. No Renascimento, por exemplo, a moda era ser acima do peso, pois a gordura era um símbolo de opulência e até de saúde, já que a Europa se recuperava da peste negra, doença que matou mais da metade da população da época.
Ao longo dos tempos, a moda foi evoluindo e variando. A magreza aparece pela primeira vez como um padrão de beleza na década de 1960, simbolizada pelos traços de boneca da modelo Twiggy. Nos anos 1980, os músculos passam a ser valorizados; na década seguinte, as curvas se tornam o principal traço de beleza feminina. A volta da tendência de modelos magras do século atual preocupa, pois a anorexia cresce entre as adolescentes.
No caso dos transtornos que levam ao consumo excessivo de alimentos, às vezes é preciso usar remédios, pois o problema está ligado à obesidade. Cerca de 8% dos obesos em geral têm o transtorno; entre os que têm obesidade mórbida, o número fica entre 45% e 50%.
De toda forma, a lição que fica é: estar saudável é muito mais importante que tentar alcançar algum modelo de beleza.
Pensando Levinho
O programa mostrou ainda as dicas da nutricionista Rosana Reale para a família Silva, que tem o desafio de emagrecer durante as férias. Eles receberam um calendário feito para ajudar a controlar o que eles estão comendo – mais com muito autocontrole.
Se você quiser imprimir em casa, clique aqui e veja o calendário para o mês de julho. Nos dias em que a dieta for bem cumprida, marque com caneta verde. Quando sair um pouco da linha, use a caneta amarela. Se sair completamente da dieta, faça um X em vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...