sábado, 18 de junho de 2011

DICAS DE SAÚDE

Os Benefícios do Agrião e da Couve em Nosso Organismo - www.ANutricionista.Com



Posted: 17 Jun 2011 06:36 AM PDT
Suco
AGRIÃO tem um sabor único e levemente picante. Contribui para o funcionamento do fígado evitando problemas de memória, ajuda no aumento da imunidade, favorece a digestão, beneficia a saúde do sistema ocular, participando da formação de ossos e dentes e é excelente expectorante. Poucos alimentos fazem tão bem à nossa saúde quanto o agrião.
O agrião é uma ótima fonte de vitaminas A e C, essenciais para quem sofre de problemas nas vias respiratórias, pois uma de suas ações é descongestionante, fluidificante e expectorante.
As vitaminas que compõem o agrião reforçam os sistemas de defesa, protegendo assim o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias, por isso recomendamos esse alimento para combater resfriados e gripes.
O agrião pode ainda aliviar os sintomas desses problemas, já que descongestiona os pulmões, eliminando mucos e melhorando a respiração.
Esse alimento também tem a piridoxina, a vitamina B6 em boas quantidades. Esse nutriente participa de neurotransmissores como a serotonina e dopamina, que dão a sensação de bem-estar, aumentando a concentração e prevenindo a perda de memória. As vitaminas do complexo B que compõem o agrião são responsáveis pelo crescimento saudável, bom humor e concentração.
Para usufruir dos benefícios, inclua pelo menos 100 gramas de agrião, duas vezes por semana em saladas, lanches e sucos.
COUVE é rica em fibras tornando-se uma grande aliada no combate à azia, má digestão e outros problemas gastrointestinais. As do tipo insolúvel aumenta a velocidade do trânsito intestinal, enquanto as solúveis absorvem água, formando um gel que protege as mucosas e confere peso às fezes. A couve é dotada de ambas as fibras, sendo excelente na defesa do sistema digestivo.
Verduras de cor verde-escura são sempre excelentes fontes de ferro e cálcio. A couve, no entanto é campeã nessa categoria e tem um aditivo: a vitamina C, auxiliando na absorção dos minerais pelo organismo. Para ser bem aproveitado quanto o ferro das carnes, o ferro das folhas precisa de uma fonte de vitamina C e com isso ajuda a combater e prevenir a anemia.
O cálcio presente na couve ajuda no emagrecimento e é fundamental para a saúde dos ossos e dentes.  Flavonóides, carotenóides e outras substancias antioxidantes marcam presença nesse alimento, fazendo assim um verdadeiro aliado da boa saúde.
A couve tem sulforafano, isotiocianato e indóis que atuam no fígado estimulando a produção de enzimas combatendo substâncias cancerígenas e ajudando a prevenir câncer de cólon e mama. Ainda possui vitaminas B6 e C que juntas fortalecem o sistema imunológico, prevenindo assim infecções.
RECEITINHAS
NINHO DE COUVE
INGREDIENTES:
1 maço de couve em tiras finas, 3 xícaras (chá) de água fervente,  3 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho amassados, Sal a gosto, 6 ovos
MODO DE FAZER:
Deixe a couve de molho na água por 10 minutos. Leve o azeite e o alho ao fogo médio até dourar. Junte a couve escorrida, o sal e refogue por 10 minutos. Junte os ovos, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até os ovos cozinharem. Retire e sirva em seguida.
SUCO DE AGRIÃO E LARANJA
INGREDIENTES:
Suco puro de 4 laranjas pêra, ½ maçã com casca e sem sementes, 4 folhas de agrião com talos,  ½ copo (125ml) de água mineral ou filtrada, Mel a gosto
MODO DE FAZER:
No liquidificador, bata o suco de laranja, a maçã, o agrião e a água até ficar homogêneo. Adoce com o mel e beba.
*Esse suco desintoxica o organismo e melhora a imunidade.
RECEITA ANTIMUCO
INGREDIENTES:
1 copo (200ml) de leite quente, 5 folhas de agrião com os talos, 2 colheres (sopa) de mel
MODO DE FAZER:
Ponha o leite numa xícara com cuidado, adicione as folhas de agrião picadas e macere com um pilão ou o cabo de uma colher. Coe, misture o mel e tome morno.
*Ajuda a descongestionar as vias respiratórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, Amei sua vista, Obrigado, volte sempre!

Dieta Low Carb

Olá flores bom diaaaaaaaaaaaaa vamo que vamo de Dieta né! então vi esse artigo que nos a uma informação muito importante, veja que marav...